Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lychnophora tomentosa (Mart. ex DC.) Sch.Bip. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-03-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado deMinas Gerais, na porção central da Cadeia do Espinhaço, com EOO de 7.522,07 km², em menosde 10 locais em situação de ameaça. Habita os Campos Rupestres do Cerrado,entre 1.000 e 1.300 m de altitude. A diminuição e degradação do habitat são suas principais ameaças, e as causas resultam de açõesantrópicas como a mineração, a expansãourbana, o turismo, a agricultura, a criação de gado e as queimadas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lychnocephalus tomentosus Mart. ex DC.;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Lychnophora tomentosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Em virtude de estudos sistemáticos recentes, o táxon será transferido para o gênero Lychnocephalus Mart. A espécie se caracteriza pelo hábito robusto; folhas pecioladas, as mais velhas com face adaxial glabra e capítulo com 5-10 flores (Loeuille, 2011).

Distribuição

Ocorre em Minas Gerais, na porção central da Cadeia do Espinhaço (Loeuille, 2010; 2011). Altitude: Loeuille (2011).

Ecologia

Arbusto a arvoreta robusta, perene, que habita os campos rupestres da porção central da Cadeia do Espinhaço em Minas Gerais. Fértil durante o ano todo e polinizado por insetos (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1.4.4 Transport - land/air
Detalhes Rodrigues et al. (2005) apontaram como principais ameaças na região da Serra do Cipó: a erosão causada pela estrada que liga a sede aos principais pontos turísticos do Parque, que resulta no assoreamento de rios e lagoas temporárias; a alta frequência de incêndios que ocorre na estação seca; e a presença corriqueira de gado em algumas regiões do Parque até 2002.

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes ​A mineração constitui a principal ameaça naregião central do Espinhaço (Vasconcelos etal., 2008).

1.4 Infrastructure development
Severidade high
Detalhes ​A expansão urbana configura uma importanteameaça a região central do Espinhaço (Vasconcelos et al., 2008).

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade medium
Detalhes ​O turismo descontrolado e crescente na regiãocentral do Espinhaço também é uma ameaça a área de ocorrência da espécie(Vasconcelos etal., 2008).

1.1.4 Livestock
Severidade medium
Detalhes ​A formação de pastagens para a criação de gadotambém confugura uma importante ameaça a região central do Espinhaço(Vasconcelos etal., 2008).

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes ​As constantes queimadas também configura umaimportante ameaça a região central do Espinhaço (Vasconcelos et al., 2008).

Referências

- LOEUILLE, B.F.P. Towards a phylogenetic classification of Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae). Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo (Departamento de Botânica, Instituto de Biociências), 2011.

- RODRIGUES, M.; CARRARA, L.A.; FARIA, L.P.; GOMES, H.B. Aves do Parque Nacional da Serra do Cipó: o Vale do Rio Cipó, Minas Gerais, Brasil., Revista Brasileira de Zoologia, v.22, p.326-338, 2005.

- LOUEILLE, B. Lychnophora tomentosa in Lychnophora (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB016184>.

- VASCONCELOS, M.F.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação., Megadiversidade, n.1-2, p.221-241, 2008.

Como citar

CNCFlora. Lychnophora tomentosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lychnophora tomentosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/03/2012 - 16:24:38